Canavieiras comemora Semana do Meio Ambiente

Cidade estimula a sustentabilidade
Arquivo/JBO/Maurício Maron

A Prefeitura de Canavieiras promove, no período de 1º a 8 de junho a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de unir toda a comunidade sobre os cuidados para a preservação da natureza. O evento está sendo realizado em parceria entre as secretarias do Turismo e Esporte, da Agricultura e Meio Ambiente, da Educação e da Cultura.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de Junho, geralmente com debates de temas de fundamental importância para o futuro da humanidade. Nessa data será realizado um passeio ciclístico eminentemente ecológico, sem veículo motorizado de qualquer natureza, com saída da praça Maçônica às 8 horas, percorrendo as principais ruas da cidade até a Vila de Atalaia.

Os participantes do passeio plantarão mudas de árvores selecionadas pela Secretaria da Agricultura, entre elas coqueiros, ao longo do Projeto de Urbanização da Orla. Ainda durante o passeio ciclístico, será realizada uma “Operação Pente-fino”, na qual os participantes de um dos eventos recolherão resíduos sólidos encontrados no percurso.

A sexta-feira (6), será dedicada exclusivamente à conscientização, com palestras em salas de aula nos colégios da rede municipal, abordando temas sobre a necessidade da conservação do meio ambiente. Um dos objetivos é reduzir drasticamente a destruição de árvores, além de convencer os moradores a plantarem árvores e arbustos apropriados nos limites de suas residências.

Para o secretário do Turismo, Fernando Volpi, será de grande valia a participação dos coordenadores das escolas para a aplicação dessa conscientização e poderão contar com a orientação e parceria da equipe do Meio Ambiente. “Essas ações, por mais simples que pareçam, ficam marcadas nos alunos, que também influenciarão seus pais para a importância do meio ambiente”, frisa Volpi.

O sábado (7) será marcado por uma caminhada ecológica para todas as idades,  envolvendo escolas, instituições, associações de moradores, clubes e academias. A caminhada ecológica sairá da praça Maçônica em direção à Barra do Albino, pela pista de dentro, acompanhando o rio Patipe até o resort Forte das Marés, e retorno pela orla com dispersão no restaurante Alegria de Viver.

A programação será encerrada no domingo (8), com a 3ª Remada no Rio Pardo, partindo da rampa de Iemanjá na maré alta, às 9h30min, em direção à Ilha das Garças. A travessia da barra será acompanhada por duas lanchas de apoio e Capitania de Portos, que seguirão com a equipe até a comunidade de Campinhos.